Transacções na rede Multicaixa encolheram 1,7% para 3,54 biliões kz em Abril
O número de operações realizadas por clientes nos terminais Multicaixa registou, em Abril deste ano, uma queda de 1,7% face ao mês anterior, perfazendo um total de 3,54 biliões de kwanzas.
Os dados — que compreendem procedimentos realizados através dos Caixas Automáticos (vulgo ATM), Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), Internet Banking (Multicaixa Express) e Gateway de Pagamentos Online (GPO) — foram avançados pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), através do seu habitual Relatório Estatístico Mensal.
O total movimentado no mês em análise, cujo conteúdo aponta para um crescimento de 35,9% se comparado ao período homólogo (Abril de 2024), foi impulsionado sobretudo por operações de transferências (que somaram 1,9 bilião de kwanzas), compras (com 826,2 mil milhões kz), levantamentos (que atingiram 427,7 mil milhões kz) e de pagamentos (que representaram 343,2 mil milhões kz).
De acordo com o documento, o sistema de pagamento e transferência de dinheiro ‘Multicaixa Express’ permanece como o canal mais utilizado pelos clientes, tendo movimentado, durante o período em análise, 1,45 bilião de kwanzas.
Num universo de cinco canais existentes na plataforma, só para se ter uma ideia, o ‘Multicaixa Express’ teve uma contribuição de 59,3% do volume total transaccionado pela rede.
A nível do Caixa Automático (ATM, na sigla inglesa) foram processados 1,09 bilião de kwanzas, correspondendo a uma contribuição global de 16,8%, seguido das transacções pelo canal TPA (Terminal de Pagamento Automático), com 882 mil milhões de kwanzas, com uma participação de 21,6%.
O Internet Banking, com 156 mil milhões de kwanzas, e o movimento na Gateway de Pagamentos Online (GPO), com 12 mil milhões de kwanzas, foram os canais menos utilizados no período em análise.
Até Abril de 2024, estavam contabilizados, segundo a EMIS, 11,5 milhões de cartões multicaixa, sendo oito milhões válidos.
Em relação aos ATMs, durante o mês de Abril do ano em curso, estavam matriculadas 4 280 máquinas, sendo 4 206 activas e 74 inactivas e 189 039 Terminais de Pagamentos Automáticos, sendo 148 mil activos e 41 mil inactivos.