Isto É Notícia

TAAG transfere a 19 de Outubro em definitivo todos os voos internacionais para o novo aeroporto

Partilhar conteúdo

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou, nesta quarta-feira, 9, a transferência das suas operações de voos internacionais para o novo Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN), localizado na província de Icolo e Bengo, a partir do dia 19 deste mês.

Em comunicado à imprensa, a companhia avança que, a partir de 19 de Outubro, todos os voos de partida e chegada referentes aos destinos de Lisboa (Portugal), São Paulo (Brasil), Joanesburgo, Cidade do Cabo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Windhoek (Namíbia), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Maputo (Moçambique), Nairobi (Quénia), as rotas sazonais do Porto e Havana, vão passar a ser realizados exclusivamente a partir do Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN) — como já acontece com as rotas domésticas e regionais de Brazzaville (Congo) e Kinshasa (República Democrática do Congo).

Segundo a TAAG, esta decisão estratégica assinala a conclusão do processo faseado de transição e representa “um marco histórico no eco-sistema da aviação civil em Angola”.

“A consolidação da operação da TAAG no AIAAN aporta ganhos significativos de eficiência operacional, sinergia na gestão de frota e melhoria da experiência do cliente, consolidando a estratégia nacional de estabelecer Luanda/Icolo e Bengo, como um hub de referência na África Austral”, refere no comunicado.

A companhia aérea angolana destaca que, durante o período de transição, vai ser disponibilizado um serviço shuttle entre o Aeroporto 4 de Fevereiro e o AIAAN para os passageiros em trânsito, cujo percurso de viagem seja feito em parte, por companhias aéreas estrangeiras, ainda não baseadas no novo aeroporto.

Um serviço shuttle é um transporte colectivo que faz rotas predefinidas entre dois ou mais pontos fixos, como aeroportos, hotéis, centros empresariais e parques temáticos.

Aos passageiros, a TAAG apela ao planeamento com antecedência da sua deslocação para o AIAAN, localizado no Bom Jesus, província de Icolo e Bengo, “de forma a acautelar o tempo necessário para os procedimentos de check-in, embarque e similares”.

“Através dos canais oficiais da companhia e rede de agências de viagens parceiras serão partilhadas, de forma regular, informações úteis sobre a transferência total dos voos comerciais de passageiros operados pela TAAG para o AIAAN”, destaca a nota da operadora de bandeira nacional.

O AIAAN, uma infra-estrutura orçada em 2,8 mil milhões de dólares norte-americanos, erguida a 42 quilómetros do centro da cidade de Luanda, foi inaugurado no dia 10 de Novembro de 2023 pelo Presidente João Lourenço.

Implantado numa aérea de 75 quilómetros quadrados, o AIAAN foi projectado para acolher aeronaves de grande porte como o Airbus-A380, tendo uma capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano, volume cinco vezes superior ao trafegado no actual Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados