Isto É Notícia

Standard Bank Angola aumenta capital social em 21 mil milhões kwanzas (seis mil milhões acima do mínimo exigido pelo BNA)

Partilhar conteúdo

O Standard Bank Angola (SBA) anunciou, esta semana, o aumento do seu capital social em 21 mil milhões de kwanzas, valor acima do mínimo exigido (15 mil milhões) pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Segundo uma nota de imprensa, a instituição bancária, detida pela sul-africana Standard Bank Group Limited, o aumento soluciona a necessidade de adequação do valor mínimo do capital social imposto pelo regulador.

O presidente executivo do SBA, Luís Teles, citado na nota, considerou o aumento de capital acima do mínimo de 15 mil milhões de kwanzas representa o reforçar de um compromisso do banco com o sistema financeiro angolano.

“Estamos a trabalhar para consolidar a nossa presença como instituição de referência no mercado”, sublinhou.

A 5 de Outubro do ano passado, o BNA emitiu o aviso n.º 17/2022, instrumento que concedia 12 meses para que as instituições financeiras bancárias adequassem o capital social subscrito e realizado a um valor não inferior a 15 mil milhões de kwanzas.

Ao que se apurou, até bem perto do mês de Agosto deste ano (faltando semanas para o término do prazo), cinco bancos ainda operavam com um montante abaixo do novo limite definido, nomeadamente o VTB-África, Standard Bank Angola (SBA), Standard Chartered Bank Angola, Banco da China Sucursal de Luanda e o Banco Comercial do Huambo (BCH).

À excepção do Banco Comercial do Huambo, os outros tinham em comum o facto de serem ramificações de bancos estrangeiros. Em conjunto, estes necessitavam de 29,2 mil milhões Kwanzas em aumentos que podiam ser feitos por injecção de dinheiro ou por incorporação de reservas.

Esta foi a segunda exigência de aumento do capital social mínimo dos bancos determinada pelo banco central angolano em quatro anos, depois de em 2019 ter feito sair o ‘Aviso’ que obrigava a passagem de 2,5 mil milhões para 7,5 mil milhões de kwanzas — uma medida que forçou o encerramento de pelo menos quatro instituições bancárias, designadamente o Banco Angolano de Negócios e Comércios (BANC), Banco Mais, Banco Postal, Banco Kwanza Investe e, mais recentemente, o Banco Prestígio.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados