Sodiam vai leiloar mais de 30 diamantes especiais em Março
A Sodiam, empresa angolana de comercialização de diamantes, vai leiloar, via electrónica, entre os dias 5 e 12 de Março, um lote de 36 pedras de diamantes especiais, anunciou, nesta quinta-feira, 27, a diamantífera.
O lote inclui 36 pedras com peso aproximado a 10,80 quilates, das quais 12 da produção da Sociedade Mineira do Luele, 11 da produção de Catoca, seis da Sociedade Mineira de Kaipexa, três da Lulo, dois da Chitotolo, uma da Tchegi e uma da produção da Somiluana.
De acordo com o comunicado da diamantífera estatal, consultado pelo !STO É NOTÍCIA, o leilão está a ser organizado em colaboração com a empresa Trans Atlantic Gem Sales, em Luanda, e as sessões de visualização vão decorrer de 5 a 12 do próximo mês, nos escritórios-sede da Sodiam, devendo o processo de licitação encerrar às 10h00 locais do dia 13 de Março.
A empresa avança que o leilão, a ser executado unicamente por via electrónica, é direccionado a clientes registados na base de dados da Sodiam e que tenham expertise (experiência) na comercialização de pedras especiais.
Angola posiciona-se na quarta posição dos maiores produtores de diamantes mundiais, tendo alcançado como resultados, em 2024, uma produção de cerca de 14 milhões de quilates, arrecadando 1,4 mil milhão de dólares norte-americanos.
A Sodiam é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola, originárias de 17 produções, kimberlíticas e aluvionares, que cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.