Isto É Notícia

Sodiam leva a leilão electrónico mais de 30 pedras de diamantes especiais

Partilhar conteúdo

A Sodiam, empresa estatal responsável pela comercialização de diamantes angolanos, anunciou, nesta segunda-feira, 29, que vai realizar um leilão electrónico para a licitação de 36 pedras especiais, com peso igual ou superior a 10,80 quilates.

Através de um comunicado, a Sociedade Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola avança que as sessões de visualização vão decorrer de 30 de Setembro a 7 de Outubro, na sede da empresa, em Luanda, devendo encerrar o processo de licitação, a ser feito unicamente de forma electrónica, no dia 8 Outubro, pelas 10h00.

O leilão, organizado em colaboração com a empresa Trans Atlantic Gem Sales, é direccionado a clientes registados na base de dados da Sodiam, com expertise na comercialização de pedras especiais.

O lote das 36 pedras especiais, segundo o documento, está subdividido por 18 pedras da produção do Catoca, seis da produção do Kaixepa, cinco do Lulo, três do Chitololo, duas pedras do Somiluana, uma pedra da produção do Calonda e uma da produção do Mussende.

Este é o 15.º leilão de diamantes brutos organizado pela Sodiam desde 2019, tendo o último ocorrido em Junho deste ano, quando foram leiloadas 17 pedras especiais.

Em 2024, a Sodiam exportou cerca de 10,2 milhões de quilates em bruto pelo valor de cerca de 1,48 mil milhões de dólares norte-americanos, correspondendo a um preço médio de 145 dólares por quilate, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.

A Sodiam foi fundada em 1999 e as produções comercializadas através desta sociedade estatal são originárias de 27 produções, kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, pureza e cores.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados