Isto É Notícia

Sílvio de Sousa assina por uma época pelos franceses do Chorale Roanne Basket

Partilhar conteúdo

Após fracassar no draft de ingresso à National Basketball Association, a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte e a melhor do mundo, o basquetebolista angolano Sílvio de Sousa foi esta semana oficializado, por uma época, nos franceses do Chorale Roanne Basket, da primeira divisão do campeonato francês, apurou o !STO É NOTÍCIA.

Esta será a primeira experiência profissional do basquetebolista lançado à quadra pelo 1.º de Agosto, cinco dias após ter terminado o seu curso na NCAA, pela formação Chattanooga, na Universidade do Tennessee. Antes, Sílvio vestiu a camisola do Jayhawks, da Universidade de Kansas, equipa com a qual chegou à Final Four da NCAA em 2018.

A seguir à contratação de Sílvio de Sousa, o pai do atleta Jean-Jacques da Conceição, considerou importante o passo dado pelo filho, porque, no seu entender, quanto mais jogos o basquetebolista fizer, mais perto poderá estar da NBA.

“O que nós queremos é que ele jogue num bom campeonato, e o francês é para nós família ideal, após ter falhado a entrada directa na NBA”, reagiu Jean Jacques da Conceição.

O novo técnico do basquetebolista, Jean-Denys Choulet, falou esta semana das qualidades técnicas do jogador angolano, minimizando o episódio da briga em campo em que Sílvio de Sousa esteve envolvido, quando, numa situação que pareceu de completo descontrolo emocional, recorreu a uma cadeira para alertar no seu adversário.

“Estou feliz por encontrar um pivô de Cotonou, porque não é fácil. Sílvio é uma ‘posição 5’, capaz de se afastar para rematar, por isso a sua versatilidade é interessante para nós, porque será possível associá-lo a Yannis Morin por dentro. Ele era uma grande perspectiva, ele tem genes de jogador de basquetebolista porque o seu pai, Jean-Jacques, era um grande jogador, especialmente em Limoges”, lembrou o técnico, não ficando por aí:

“Ele tem uma certa reputação nos Estados Unidos, porque carregou uma cadeira durante uma briga numa partida universitária em 2020, mas os ecos que tive sobre ele e as nossas trocas por telefone dizem outra coisa. E então prefiro um menino de carácter do que uma ovelha”, frisou Jean-Denys Choulet.

No seu site, os franceses Chorale Roanne Basket não avançam o valor do contrato, muito menos o salário que o extremo-poste da selecção nacional irá auferir no seu novo clube.

ISTO É NOTICIA

Artigos Relacionados