SIC faz combate cerrado ao contrabando de combustível e detém mais sete pessoas no fim-de-semana em Luanda
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, no último fim-de-semana, no bairro da Sapú, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, um grupo de quatro contrabandistas que utilizava um estaleiro clandestino como base para depósito e posterior transporte de milhares de litros de combustível.
De acordo com uma nota do SIC, o desmantelamento da quadrilha resultou de uma operação executada pela Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, durante a qual foram detidos, em flagrante delito, três cidadãos nacionais e um da República Democrática do Congo (RDC), com idades compreendidas entre os 19 e 83 anos.
Com os criminosos, acrescenta o SIC, foram encontradas sete cisternas com 51 mil litros de combustível diverso.
Ainda durante o mesmo período, porém através de uma outra operação, o SIC deteve também, em flagrante delito, no perímetro portuário, isto na zona do bairro Dala Mulemba, vulgo Cimangola, três cidadãos nacionais em posse de mais dois mil litros de combustível para contrabando dissimulados em bidões forrados com papel.
Os criminosos foram capturados no interior de um quintal no momento em que preparavam grandes quantidades de combustível do tipo gasóleo em bidões de 25 litros, devidamente dissimulados em forros de caixas de papelão para ludibriar as autoridades como se de outro produto ou mercadoria se tratasse.
As autoridades conseguiram achar o potencial comprador e descobriram tratar-se de uma jovem de 25 anos de idade, proveniente da província do Zaire, concretamente do município de Mbanza Congo, que compraria o combustível, executaria o processo todo de camuflagem e transportaria para vender na RDC.
No local foram apreendidos 108 bidões de 25 litros cada, perfazendo um total de dois mil e 700 litros de combustível do tipo gasóleo, já misturado com petróleo iluminante.