SIC detém nove cidadãos envolvidos na morte de três anciãos no Huambo
Nove cidadãos, acusados de estarem envolvidos na morte de três anciãos, por alegados rituais que impediam a queda de chuvas, no Huambo, foram detidos e aguardam agora para serem encaminhados para o Ministério Público, avançou, no domingo,28, o sub-chefe de investigação criminal, Miguel Calembe.
O facto remonta ao mês de Outubro deste ano, quando os detidos entenderam julgar os mais-velhos como sendo os supostos responsáveis pela ausência das chuvas, espancando-os até à morte, sob pretexto de que as vítimas estariam por detrás tudo, sobretudo nas regiões do Ukuma e Galanga, no município do Londuimbali.
Os acusados haviam encontrado as vítimas a cultivarem as suas lavras. Após serem torturados, os idosos foram ainda socorridos e levados a um determinado posto de saúde, no entanto, sem sucesso, porque acabaram por perder a vida no local.
O chefe de comunicação institucional e imprensa do SIC no Huambo, que falava para o Jornal de Angola, disse que o caso continua a ser investigado e que mais detalhes sobre o caso estão a ser investigados.
Os populares da cidade do Huambo contaram que casos do género, envolvendo acusações de feitiçaria, têm sido recorrentes, apesar de ser o primeiro que resultou em morte nas localidades do Ukuma e Galanga.
*Com o Jornal de Angola