SIC detém dois cidadãos que tentavam introduzir no mercado 520 mil dólares falsos através de uma instituição bancária
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na terça-feira, 11, uma anciã de 74 anos e um cidadão de 53 em posse de 520 mil dólares falsos, prontos a serem introduzidos no mercado por meio de uma instituição bancária.
De acordo com uma nota do SIC a que este portal teve acesso, os implicados foram detidos em flagrante delito, nos distritos urbanos do Sambizanga e Zango 2, tendo os suspeitos confessado, na ocasião, que pretendiam colocar em circulação as notas falsas através do contacto de gerentes ligados a uma instituição bancária em Luanda.
“A ideia dos falsificadores era trocar os 520 mil dólares falsos por 260 mil dólares verdadeiros”, descreve a nota do SIC.
O director de comunicação institucional e imprensa do SIC Geral, Manuel Halaiwa, contou à imprensa que os supostos funcionários bancários, cujos nomes foram indicados pelos dois detidos, já estão sob investigação.
Acrescenta ainda que a anciã de 74 anos era a pessoa que fazia os contactos com os supostos funcionários bancários, e que o cidadão de 53 saiu propositadamente da província do Huambo para trabalhar nesta operação criminosa.
O porta-voz do SIC disse que o cidadão foi detido junto à administração do Sambizanga, quando tentava contactar um dos funcionários bancários.
Segundo o superintendente-chefe do SIC Geral, esta rede de falsificadores é composta por mais elementos que o SIC trabalha para capturá-los.
Manuel Halaiwa referiu ainda que a apreensão desta dupla é resultado de um trabalho de investigação criminal, no âmbito do registo operativo para prevenção de crimes de contrafacção de moeda e não só.
De relembrar que no mês de Fevereiro, o Serviço de Investigação Criminal desmantelou uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado.