SIC desmantela rede criminosa que burlou várias pessoas em mais de 30 milhões kz com emissão de vistos falsos para o Brasil
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, uma rede criminosa que se dedicava ao crime de emissão de vistos falsos para o Brasil. Os malfeitores fizeram várias vítimas e facturaram mais de 36 milhões de kwanzas.
Segundo um comunicado do SIC, na sequência de uma operação na comuna do Golfe (bairro Baquita Coche), foram detidos dois cidadãos angolanos, de 38 e 40 anos de idades, suspeitos de praticarem os crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e vistos de viagem.
Os homens cobravam 1,3 milhão de kwanzas por cada visto falso e trabalhavam com um intermediário que recebia os documentos dos interessados, a pretexto de que tinha conhecimentos na Embaixada do Brasil que facilitariam o processo.
A fraude foi descoberta quando uma das vítimas, de 59 anos, tentou viajar para o Brasil e, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, constatou que o visto no seu passaporte era falso, tendo sido detido e conduzido a uma esquadra.
Na posse dos detidos, o SIC encontrou 49 passaportes nacionais, duas impressoras, dois cartões de vacina internacionais, um computador portátil e 22 selos de visto, materiais usados para falsificar vistos de viagem para o Brasil.
O valor total cobrado pelos vistos falsos foi de cerca de 36,4 milhões de kwanzas, mas as autoridades referem que, caso tivessem emitido os 49 vistos, os falsários teriam arrecadado cerca de 63,7 milhões de kwanzas.