Isto É Notícia

Saldo da conta corrente angolana regista superavit de 601,6 milhões USD no I trimestre de 2025, revela BNA

Partilhar conteúdo

O saldo da Conta Corrente angolana registou um superavit de mais de 601,6 milhões de dólares norte-americanos no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 13,7% face ao trimestre anterior, anunciou o Banco Nacional de Angola (BNA), indicando um aumento equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com a ‘Nota de Informação sobre Estatísticas Externas’, divulgada no site oficial do banco central, o comportamento da Conta Corrente deveu-se, fundamentalmente, pelo “desagravamento do saldo deficitário dos rendimentos primários e da conta de serviços em 38,7% e 3,2%, respectivamente, não obstante a redução do saldo da conta de bens em 17,0%”.

Por outro lado, a conta capital e financeira registou, no entanto, um défice de 625,9 milhões de dólares norte-americanos, ainda assim, abaixo dos 1 007 milhão de dólares norte-americanos do trimestre anterior.

Esta melhoria é justificada, segundo o BNA, “pelo desempenho dos capitais de médio e longo prazos (dívida externa pública) e dos outros capitais (essencialmente créditos comerciais/adiantamentos e depósitos)”.

A conta corrente regista as exportações e importações de bens, serviços, rendimentos e transferências, enquanto a conta de capital e financeira regista entradas e saídas de capitais, como investimentos, empréstimos e financiamentos.

Segundo o banco central, a posição líquida do investimento internacional angolano deteriorou-se, apresentando um défice de 1 329,5 milhão de dólares norte-americanos, devido, sobretudo, ao aumento dos passivos com os não residentes.

O stock de reservas internacionais do país fixou-se em 15 266,5 milhões de dólares no final de Março, assegurando uma cobertura de 7,8 meses de importações de bens e serviços, adianta o BNA.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados