Isto É Notícia

Saldo da conta corrente angolana mantém-se no positivo mas encolhe 45,4% no II trimestre de 2025

Partilhar conteúdo

O saldo da conta corrente angolana registou, durante o segundo trimestre deste ano, uma contracção de 45,4%, apesar do superávit de 294 milhões de dólares norte-americanos, anunciou, nesta quarta-feira, 10, o Banco Nacional de Angola (BNA).

As transacções económicas do país, de acordo com os dados avançados pelo banco central, através da sua habitual ‘Nota de Informação sobre Estatísticas Externas’, referente ao segundo trimestre, caíram por conta do resultado decorrente da queda das exportações de bens, que encolheram 8,6%.

Além da redução das exportações de bens, o comportamento negativo da conta corrente derivou também do agravamento das ‘Transferências correntes’ e da ‘Conta dos rendimentos primários’ em 90,7% e 0,5%, respectivamente, não obstante o desagravamento do saldo deficitário da ‘Conta de serviços’ em 9,6%.

Entretanto, apesar da queda face ao trimestre anterior, o banco central revela que a conta corrente, no período em análise, registou um saldo superavitário de 294 milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o BNA, a conta capital e financeira registou igualmente um superávit de 239 milhões USD, face ao défice de 955 milhões USD registado no trimestre anterior, “justificado pelo desempenho dos fluxos líquidos do investimento directo”.

Posição do Investimento Internacional

A posição líquida do investimento internacional ― indicador financeiro que mostra a situação de um país como credor ou devedor em relação ao resto do mundo ― registou, nesse período, um agravamento do seu défice na ordem de 639 milhões USD, como resultado, principalmente, do aumento dos passivos com não residentes.

Ainda segundo o banco central, o stock de reservas internacionais líquidas fixou-se em 15,6 mil milhões USD no final do segundo trimestre de 2025, garantindo uma cobertura de 8,8 meses de importação de bens e serviços.

O saldo da conta corrente de um país é a diferença entre o total de dinheiro que entra e o total de dinheiro que sai da economia nacional em um determinado período de tempo, geralmente um ano.

É um dos principais componentes da Balança de Pagamentos (BP), que é o registo contábil de todas as transacções económicas entre o país e o resto do mundo.

Um superávit ocorre quando as receitas de um Estado, empresa ou pessoa são maiores que as despesas durante um período específico. É o oposto de um déficit.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados