Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG já se encontra em Angola
O primeiro avião do tipo Boeing 787-9 Dreamliner, dos quatro adquiridos pela TAAG – Linhas Aéreas de Angola, aterrou no início da tarde desta quinta-feira, 30, no Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN), em Icolo e Bengo, para reforçar a frota de longo curso da companhia angolana de bandeira.
Com capacidade para 313 passageiros, a aeronave, proveniente dos Estados Unidos da América (EUA), aterrou em solo angolano às 12h14, transportando 50 passageiros, entre membros da tripulação e do Conselho de Administração da TAAG.
O avião, baptizado com o nome ‘Namibe’ e que vai operar, inicialmente, voos intercontinentais (Portugal e Brasil), destaca-se pelo seu elevado nível de conforto, tecnologia e design interior.
Do ponto de vista operacional, o Boeing 787-9 Dreamliner trata-se de uma aeronave eficiente ao nível da economia de combustível e sustentabilidade ambiental, com uma redução de 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2) face à anterior geração.
A cerimónia de recepção da nova aquisição da TAAG foi orientada pelo titular da pasta dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e testemunhada pelo governador da província do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, o secretário de Estado para do Interior para o Asseguramento Técnico, Cristino Mário Ndeitunga, membros do corpo diplomático acreditado em Angola, entre outras individualidades.
Com 86 anos de existência, a TAAG e a companhia líder do mercado da aviação em Angola, reconhecida globalmente, com um crescimento sustentado.
Actualmente, dispõe de uma frota de 22 aeronaves, com modelos Dash 8-Q400 (6 aviões), Boeing 737-700 (7), Boeing 777-200 (3), Boeing 777-300 (5) e um Airbus A220-300, que voam para 12 destinos domésticos e 11 internacionais.