Isto É Notícia

PR autoriza empréstimo de 136,5 milhões de euros para execução de obras na Universidade José Eduardo dos Santos

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço autorizou o Ministério das Finanças a contrair, junto do grupo bancário sul-africano Investec Bank, um empréstimo de 136,5 milhões de euros, para a execução do projecto de construção e apetrechamento da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo.

Segundo um despacho presidencial, a execução deste projecto visa, entre outros aspectos, melhorar o ambiente de ensino e aprendizagem na referida unidade de ensino.

O referido acordo, no valor global de até 136,5 milhões de euros, vai servir para cobrir 95% do valor do contrato comercial, isto no valor de 114 milhões de euros, e 100% do prémio de seguro da Agência de Crédito à Exportação Polaca KUKE, no valor de 22 milhões de euros.

O chefe do executivo autorizou igualmente a celebração do acordo de financiamento com o Investec Bank, no valor global de seis milhões de euros, para a cobertura de 5% do valor do contrato comercial para efeito de dowm payment (pagamento inicial) do projecto.

Para a celebração dos acordos, o Presidente da República autorizou a ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, a assinar os referidos acordos de financiamento e toda a documentação relacionada com os mesmos, em nome e representação da República de Angola.

Em Julho do ano passado, o governo também autorizou, via ajuste directo, na modalidade de financiamento externo, uma despesa de 240 milhões de euros para cobrir os gastos com as obras de construção e apetrechamento de novos edifícios nas universidades José Eduardo dos Santos e Mandume Ya Ndemufayo, na província da Huíla.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados