PR atribui 6,5 mil milhões kz ao Ministério da Agricultura e Florestas para compra de gado bovino para o Planalto de Camabatela
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por ajuste directo, uma despesa de 6,5 mil milhões de kwanzas para a aquisição de gado bovino, com o objectivo de fomentar a actividade pecuária no Planalto de Camabatela e aumentar a produção animal.
Segundo um despacho presidencial, a despesa vai servir também para prestação de serviços de assistência técnica para as práticas sustentáveis de produção da pecuária do sub-programa de repovoamento e melhoramento genético de bovinos do programa de fomento agro-pecuário.
O projecto de fomento de produção animal está inscrito no programa de despesa de apoio ao desenvolvimento do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), como instrumento para acelerar a produção interna de carne e leite.
Ao ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, foi delegada competência, com a faculdade de subdelegar, para a prática dos actos decisórios e de aprovação tutelar, a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do procedimento, incluindo a celebração e assinatura do contrato.
O Planalto de Camabatela ocupa 1,4 milhões de hectares e é uma das áreas de maior potencial agro-pecuário do país, que abrange as províncias do Kwanza-Norte, Uíge e Malanje.