Isto É Notícia

financial technology(fintech) and world economy, abstract image visual

PR assina três novos empréstimos de mais de 1,5 mil milhão USD

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço autorizou a assinatura de três novos empréstimos de mais de 1,5 mil milhão de dólares norte-americanos, para a cobertura financeira de vários projectos do seu programa executivo.

No primeiro acordo, o chefe do executivo angolano autoriza a celebração de um acordo-quadro com a Coreia do Sul, no valor de mil milhão de dólares — o mais alto dos três —, para a cobertura financeira de projectos de investimentos públicos em vários sectores.

O segundo financiamento, contraído junto do Export-Import Bank of Korea (Keximbank), no valor global de 59 milhões de dólares norte-americanos, vai servir, segundo o Despacho Presidencial n.º 239/24, de 17 de Outubro, para a cobertura do projecto de remodelação e reconstrução do Centro de Processamento e Distribuição de Pescado da Empresa Distribuidora dos Produtos da Pesca (Edipesca).

O terceiro empréstimo, no valor de 500 milhões dólares norte-americanos, vai ser celebrado com o Banco Mundial e vai servir de sustento para a execução do ‘Segundo Programa de Empréstimo para uma Política de Desenvolvimento de Diversificação, Crescimento Verde, Resiliente e Inclusivo em Angola’.

Nos três diplomas, o Presidente João Lourenço delega competências à ministra das Finanças para negociar e assinar os acordos de financiamento e toda a documentação inerente, em nome e representação da República de Angola.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados