Isto É Notícia

Populares no Uíge “tomam de assalto” o Governo Provincial e instala-se o caos

Partilhar conteúdo

Centenas de populares invadiram, na manhã desta terça-feira, 15, o perímetro onde funciona o Governo Provincial do Uíge (GPU) em manifestação de repúdio contra a ordem de proibição do serviço de moto-táxi de três rodas. Chamados a intervir, agentes da Polícia Nacional lançaram gás lacrimogéneo e fizeram vários disparos para dispersar os manifestantes.

Há pouco mais de duas semanas, o Governo Provincial do Uíge emitiu uma ordem a proibir os moto-taxistas e ‘kupapatas’ de transportarem camponeses e seus produtos na via Uíge-Kitexe, sob a alegação de que a medida seria a mais indicada para fazer face ao número de acidentes e mortes que têm ocorrido, resultantes do referido serviço de transporte.

A resposta dos moto-taxistas, camponeses e populares chegou às primeiras horas desta terça-feira, quando centenas de cidadãos ‘tomaram de assalto’ o largo defronte à sede do GPU em protesto, exigindo que a medida seja revogada ou que fosse apresentada uma alternativa, uma vez que não existem outros meios para se fazerem transportar naquela localidade.

A reacção da Polícia Nacional também não se fez esperar e foram disparadas granadas de gás lacrimogéneo, ouvidos vários disparos para dispersar os manifestantes e detidos alguns cidadãos.

A medida que proíbe o serviço de táxis de transporte de camponeses e seus produtos abrange sobretudo as motos de três rodas, conhecidas como ‘kaleluias’ e as pick ups (carrinhas de caixa aberta).

Perto das 09h30, já a parte externa da sede do Governo Provincial do Uíge encontrava-se praticamente cercada por centenas populares, que, gritando em protestos, chegaram a alcançar a entrada principal do edifício.

O ambiente só acalmou depois que os agentes da Polícia Nacional começaram a dispersar e a fazer detenções, tendo se registado o desmaio de alguns populares por inalação de gás lacrimogéneo.

Até ao fecho desta matéria, o Governo Provincial do Uíge não havia ainda reagido ao ocorrido.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados