PN desmantela na Centralidade do Kilamba rede liderada por morador que se dedicava a assaltar viaturas
A Polícia Nacional desmantelou, no último fim-de-semana, na Centralidade do Kilamba, uma rede criminosa, liderada por um morador local, que se dedicava a assaltar viaturas naquela urbanização.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN), Nestor Goubel, a rede era composta por cinco homens, incluído o líder, e executavam as acções criminosas naquela circunscrição habitacional.
Conforme a PN, o grupo possuía máquinas desprogramadoras e programadoras de unidades de controlo do motor, comummente tratado por placas, que permitiam invadir o sistema central dos carros e transferir alguns dados que facilitavam o furto.
Em relação ao líder da quadrilha, segundo a PN, este residia num dos apartamentos do edifício U-51 (quarteirão U), cujo espaço servia de ponto de encontro para elaboração dos actos que resultavam em furtos de diversos acessórios de viaturas, geralmente nos parques de estacionamento, estabelecimentos comerciais e centros infantis.
“Este [o líder] acolhia os meliantes no seu apartamento, que oferecia uma vista panorâmica dos parques ao seu redor, permitindo-lhe estudar os alvos e coordenar os crimes”, explicou Nestor Goubel.
Em alguns casos, acrescentou, “os delinquentes ficavam escondidos, durante dias, no referido. apartamento e saíam apenas de madrugada, após serem orientados sobre o próximo alvo”.
Além daquele apartamento, o principal esconderijo do grupo era, na verdade, um centro infantil inoperante, aonde, após inúmeras denúncias, no último fim-de-semana, os efectivos da PN se dirigiram e detiveram os meliantes em flagrante delito.