Palancas Negras. Convocados 30 atletas para o CHAN 2023 na Argélia
O técnico da selecção nacional de honra, Pedro Gonçalves, convocou 30 atletas para a disputa dos jogos do CHAN 2023 — torneio continental com atletas que actuam nos campeonatos internos —, a decorrer de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro, na Argélia.
Segundo a lista de convocados a que este portal teve acesso, para os confrontos do campeonato interno das nações africanas, o técnico dos ‘Palancas Negras’ escolheu os guarda-redes Adilson da Cruz “Neblu”, do 1.º de Agosto, Hugo Marques, do Petro de Luanda e Landu Langanga, do Sagrada Esperança da Lunda-Norte.
Para a defesa, foram escolhidos seis jogadores: Augusto Carneiro “Tó Carneiro” (Petro), Daniel Kilola ‘Danilson’ e Domingos Razão, ambos do Interclube; Edie Afonso e Joaquim Balanga ‘Kinito’, ambos do Petro; Pedro Mingas ‘Kibeixa’ (Wiliete de Benguela) e Salomão Troco ‘Paizo’ (1.º de Agosto).
Entre os médios, a escolha recaiu para Alberto Miguel “Além” e Ezequiel Julião ‘Higino’ (ambos do Interclube); Herenilson Carmo Med e Manuel Keliano, atletas do 1.º de Agosto; Pedro Miguel ‘Megue’ (Petro de Luanda) e Victoriano Lucoquessa, do Sagrada Esperança.
Por fim, a frente de ataque será assegurada pelos avançados Camilo Ngongue ‘Bito’ (1.º de Agosto), Deive Vieira ‘Gilberto’ (Petro), Edmundo Ganga ‘Caneta’ (Recreativo do Libolo), Jaredi Teixeira (Petro), João Diogo ‘Julinho’ (Interclube), Laurindo Aurélio ‘Depú’ (Petro) e Simone Miranda ‘Lépua’ (Sagrada Esperança).
Foram ainda convocados, como jogadores que ficam de prevenção, os guarda-redes Zacarias Sambambi ‘Mig’, do Desportivo Lunda Sul; os defesas António Hossi (1.º de Agosto), Manuel Cunha ‘Lulas’ (Sagrada Esperança) e Pedro Francisco (Petro); o médio Benvindo Miguel Afonso, da Académica do Lobito, e os avançados Jefer Gunjo, do Sagrada Esperança, e Joaquim Paciência ‘Jó’, do Interclube.
Angola faz parte do Grupo D, e vai defrontar as selecções do Mali e da Mauritânia.
Recorde-se que para o apuramento à competição, os ‘Palancas Negras’ tiveram que aplicar a “histórica” goleada de 4-1 à África do Sul, no jogo de segunda mão, disputado no Dobsonville Stadium, em Joanesburgo, somando assim um agregado de 6-1, após vitória em casa, na primeira mão, de 2-0, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Presentes já em quatro edições da competição, os ‘Palancas Negras’ já chegaram a sagrar-se vice-campeões, no Sudão, em 2011, perdendo na final contra a Tunísia, por 0-3.