Isto É Notícia

Operações nos TPA já podem ser realizadas sem cartão multicaixa. EMIS implementa pagamento via código QR e actualiza mais de 50 mil máquinas para nova funcionalidade

Partilhar conteúdo

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) lançou, este mês, uma nova funcionalidade que vai permitir efectuar pagamentos nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) com uma simples leitura do código QR gerado, dispensando assim o cartão multicaixa físico.

Segundo uma nota da EMIS, chegada à redacção deste portal, o número de TPA actualizados com a nova funcionalidade representa 40% (mais de 50 mil) do total de terminais disponíveis no mercado angolano, que ronda os 190 mil. O restante está a ser actualizado para aceitar os pagamentos de compras com o código QR.

Para a execução do novo meio de pagamento, explica a entidade, o operador deve inserir o montante no TPA, de seguida o utente abre o aplicativo MCX Express, pressiona o botão ‘compras’, aponta a câmara do telemóvel para o código QR que aparece no ecrã do terminal, valida a compra e a operação é realizada com sucesso.

O método de pagamento, de acordo com a EMIS, “é mais seguro porque evita a exposição do cartão físico, evitando a troca, roubo e furto, já que os telemóveis dispõem de outra forma segura de autenticação (biometria)”.

A nova modalidade de pagamento automático, explicou, está alinhada com as práticas sustentáveis, visto que reduz o desgaste do cartão físico, assim como contribui para menor utilização de plástico.

Um dos objectivos do lançamento da MCX Express, de acordo com a EMIS, é a desmaterialização do cartão de pagamento, que processa, diariamente, na rede multicaixa, mais de 8,5 milhões de operações financeiras, num universo de 3 800 caixas automáticas, 190 mil TPA e em pelo menos um milhão e 300 utilizadores do aplicativo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados