Isto É Notícia

Obras de construção do Metro de Superfície de Luanda arrancam em Dezembro deste ano, garante ministro dos Transportes

Partilhar conteúdo

As obras de construção do futuro Metro de Superfície de Luanda (MSL) arrancam em Dezembro deste ano, garantiu, nesta terça-feira, 3, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, em declarações à imprensa.

O projecto, que é parte do ‘Programa de Melhoria da Mobilidade Urbana de Luanda’ (PRO-MMUL), que contempla o fornecimento de equipamentos, sinalização e fiscalização do referido Metro de Superfície, abrange um total de 149 quilómetros e tem um custo total acima dos três mil milhões de dólares norte-americanos.

De acordo com Ricardo Viegas D’Abreu, a primeira fase da empreitada, que compreende 60 quilómetros no traçado Fidel de Castro – Zona Verde – Sequele e o Ramal Zona Económico Especial/Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto, tem início no mês de Dezembro do corrente ano.

O Programa de Melhoria da Mobilidade Urbana de Luanda visa mitigar os graves problemas da mobilidade, promover o crescimento sócio-económico inclusivo e sustentável, tendo em conta que nos últimos anos Luanda enfrenta inúmeros constrangimentos e desafios de mobilidade urbana.

O executivo angolano justifica a empreitada em face do crescimento e movimento demográfico elevado que têm impactado fortemente no desenvolvimento económico e social da população residente, associado à ausência de sistemas de transportes de massa.

O projecto prevê uma dupla via ferroviária, a construção de um parque de manutenção e operações, uma central para a manutenção e parqueamento dos comboios, assim como a colocação em serviço de uma frota de 24 veículos de grande capacidade de transporte populacional, além do fornecimento e implementação dos serviços tecnológicos na sua operação.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados