Mundial do Qatar. ‘Sonho marroquino’ cai aos pés dos campeões em título
A França apurou-se para a final do Mundial do Qatar, após bater Marrocos por 2-0. Os actuais detentores do troféu vão medir forças com a Argentina no duelo decisivo, no próximo domingo, 18, a partir das 16h00 de Luanda, no Lusail Stadium, num encontro onde as duas selecções vão à procura da terceira conquista na prova (os argentinos venceram as edições de 1978 e 1986, enquanto os franceses saíram vitoriosos em 1998 e 2018).
No Al Bayt Stadium, em Al Khor, a selecção gaulesa teve uma entrada de sonho, chegando à vantagem logo aos cinco minutos. Lançado em profundidade por Raphael Varane, Antoine Griezmann assistiu Kylian Mbappé, mas os dois remates do avançado do Paris Saint-Germain foram travados pela defensiva marroquina. Porém, no ressalto da segunda tentativa, a bola foi cair na zona de acção de Theo Hernández que, livre de marcação, abriu o activo, apontando o quinto golo mais rápido de sempre em meias-finais de Campeonatos do Mundo.
A resposta dos ‘leões do Atlas’ não tardou e, aos 10’, a revelação Azzedine Ounahi, médio do Angers, obrigou Hugo Lloris a aplicar-se. À passagem dos 17″, Olivier Giroud aproveitou uma má abordagem de Romain Saiss (que, pouco depois, foi substituído devido a lesão) para, com uma “bomba” de pé esquerdo, acertar no poste da baliza de Yassine Bono.
Já depois da meia hora de jogo, a formação orientada por Didier Deschamps dispôs de uma dupla oportunidade para fazer o segundo, mas Kylian Mbappé e Olivier Giroud pecaram na finalização. Antes do intervalo, Marrocos ainda criou uma chance flagrante para igualar a contenda. No entanto, o pontapé de bicicleta de Jawad El Yamiq embateu no poste.
Na segunda parte, a congénere africana foi à procura do empate e chegou a causar alguns calafrios junto da baliza francesa. Todavia, aos 79 minutos, na primeira vez que tocou na bola, Randal Kolo Muani, avançado de 24 anos do Eintracht Frankfurt, fechou as contas do triunfo gaulês, acabando com qualquer esperança da turma marroquina, que agora vai disputar o desafio de atribuição do terceiro e quarto lugares, diante da Croácia.