Ministro José de Lima Massano vai à 2.ª edição da Conferência ‘Economia 100 Makas’ explicar “onde está e para onde vai a economia angolana”
O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, vai ser o principal orador da 2.ª edição da Conferência ‘Economia 100 Makas’, evento que tem como anfitrião o economista e jornalista angolano Carlos Rosado de Carvalho. O ‘super-ministro’ vai explicar, durante o encontro, a realizar no dia 2 de Abril, no Hotel Epic Sana, as políticas económicas, financeiras e fiscais levadas a cabo pelo governo angolano.
Subordinada ao tema ‘O estado da economia angolana – onde estamos e para onde vamos’, o evento marca o 6.º aniversário da versão radiofónica do programa homónimo, emitido pela Rádio MFM.
No ano passado, o economista Carlos Rosado de Carvalho decidiu elevar para conferência a célebre rubrica ‘Economia 100 Makas’ após anos ininterruptos a actuar na estação radiofónica.
Esta segunda edição do evento tem como objectivo a abordagem da estratégia do governo angolano em matéria de políticas económicas, financeiras e fiscais, bem como identificar tendências, desafios e oportunidades para Angola e para os angolanos.
Apontar soluções, recomendando medidas de política e acções para promover a criação de emprego e a geração de riqueza e facilitar o networking (rede de contactos) entre os stakeholders (entidades interessadas) da política, da economia e da sociedade civil em Angola, também constam dos objectivos do evento.
Segundo um comunicado de imprensa da organização do evento, a ‘II Conferência Economia 100 Makas’ vai reunir mais de 500 participantes, entre entidades oficiais, diplomatas, líderes patronais e sindicais, empresários, gestores, quadros médios e superiores, profissionais liberais e académicos.
A 1.ª edição da Conferência ‘Economia 100 Makas’ abordou o tema ‘O que o petróleo e o gás têm para dar a Angola e o que o país pode esperar dos minerais críticos’, e teve como orador principal o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Diamantino Azevedo.
Perfis
José de Lima Massano, de 56 anos de idade, é ministro de Estado para a Coordenação Económica desde Junho de 2023, depois de uma longa carreira no sector financeiro angolano dividia entre o sector público e privado.
É licenciado em Contabilidade e Finanças, pela University of Salford de Manchester, Inglaterra, 1995, e mestre em Contabilidade e Finanças, pela City University de Londres, 1996.
Massano tem passagens pela Sonangol EP, Banco Nacional de Angola (BNA), Banco de Poupança e Crédito (BPC) e Banco Angolano de Investimentos (BAI).
Em 2023 renunciou ao cargo de governador do BNA para assumir a pasta de ministro de Estado para a Coordenação Económica, tornando-se no homem forte de João Lourenço para a Economia.
Carlos Rosado de Carvalho, por seu turno, é licenciado em Economia, jornalista e professor universitário; comentador da Rádio MFM e da CNN Portugal, colunista do Valor Económico e cronista na RDP África, além de docente na Universidade Católica de Angola e em pós-graduações na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.