Isto É Notícia

Lucros da banca disparam 63% para 539,3 mil milhões kz no primeiro semestre de 2025. BAI ultrapassa BFA e fica com o título de banco mais rentável do país

Partilhar conteúdo

O sector bancário angolano obteve, no primeiro semestre deste ano, receitas na ordem de 539,3 mil milhões de kwanzas (cerca de 591,4 milhões USD), que representando um aumento homólogo de 63%, de acordo com os balancetes institucionais tornados públicos pelos bancos comerciais.

Conforme os dados, a rentabilidade do sector bancário fixou-se em mais de 209,4 mil milhões de kwanzas. Os números indicam que estes resultados foram influenciados pelo aumento dos investimentos em ‘Títulos de dívida pública’, o principal instrumento de investimento da banca angolana, depois de ter sido registado uma queda de 5% no primeiro semestre do ano passado.

Para se ter uma ideia, os investimentos em ‘Títulos de dívida pública’, que representam 35% do activo total dos bancos, cresceram 21% para 8,5 biliões de kwanzas (+1,5 bilião Kz). Na base deste progresso está a maior disponibilidade de títulos, já que o governo emitiu mais dívida pública nos primeiros seis meses deste ano do que no período homólogo.

No primeiro semestre, o executivo emitiu (no mercado primário) cerca de 1,7 bilião Kz (+341 mil milhões Kz), ou seja, um crescimento de 26% face aos 1,3 bilião Kz do mesmo período do ano passado, porém, a questão é que os bancos continuam a preferir aplicar os seus recursos em ‘Títulos de divida pública’ em detrimento do crédito à economia.

A razão para esse tipo de actuação dos bancos é a mesma que tem sido discutida há anos: ‘o alto índice de crédito malparado’, que atingiu 19,2% do crédito bruto da banca no final de 2024.

BAI, BFA e SBA detêm 70% dos lucros da banca

O Banco Angolano de Investimento (BAI) viu os seus lucros dispararem 278% para 189,4 mil milhões Kz (+139,2 mil milhões kz) apenas no primeiro semestre do ano.

A instituição, liderada pelo gestor e bancário Luís Lélis, foi responsável por empurrar o lucro da banca para cima, ultrapassando, deste modo, o seu arqui-rival Banco de Fomento Angola (BFA), como a instituição financeira bancária mais lucrativa do mercado.

Ainda no que diz respeito ao ranking dos maiores bancos do país, em segundo lugar segue-se precisamente o BFA, que registou um aumento de 29%, ao passar de 89,5 mil milhões Kz para 115,5 mil milhões (+25 mil milhões Kz) e o Standard Bank, que viu os lucros crescerem 35% para 70,9 mil milhões Kz (+18,5 mil milhões).

Contas feitas, estes três bancos são responsáveis por 70% dos lucros da banca comercial nos primeiros seis meses do ano. Deste modo, de acordo com os documentos disponibilizados, os 20 bancos comerciais que operam no país alcançaram resultados positivos, excepto o Banco Económico.

Entretanto, esse dado não é de todo novo, uma vez que o ex-BESA, em falência técnica há sensivelmente seis anos, tem apresentado prejuízos consecutivos desde 2022. No período em referência, registou um resultado líquido negativo na ordem dos 673 milhões Kz.

*Com o Expansão

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados