Isto É Notícia

Inflação homóloga volta a cair em Julho e chega aos 19,48%

Partilhar conteúdo

A taxa de inflação em Angola voltou a desacelerar em Julho deste ano para 19,48% face ao período homólogo, mantendo a tendência de abrandamento ligeiro que tem vindo a registar nos últimos 13 meses, revela o Boletim Mensal do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), indicador que mede a variação de preços de bens e serviços consumidos pelas famílias angolanas, e calculado mensalmente pelo INE, a inflação homóloga desacelerou 11,61 pontos percentuais, em comparação com os dados do mesmo mês do ano passado (Julho 2024), e 0,25 ponto percentual comparado com os do mês anterior (Junho de 2025).

Em termos geográficos, segundo o INE, as províncias que registaram menor variação nos preços foram Luanda (com 17,27%), Huambo (com 17,38%) e Malange (com 17,53%), ao passo que as províncias de Cabinda (com 29,57%), Namibe (com 25,21%) e Kwanza-Norte (com 24,47%), registaram as maiores variações.

Quanto à variação por classes de despesa, a classe ‘Saúde’ foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação homóloga de 25,12%.

Por outro lado, destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes ‘Bebidas alcoólicas e tabaco’, com 21,82%; ‘Hotéis, cafés e restaurantes’, com 21,34% e ‘Vestuário e calçado’, com 20,90%.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados