INAC regista mais de 450 queixas numa semana marcada por 116 actos de fuga à paternidade
O Instituto Nacional da Criança (INAC), através da sua linha de denúncia 15015 S.O.S, registou, na semana passada, 457 queixas de violência contra crianças, no território nacional, com destaque para 116 ocorrências de fuga à paternidade.
Os casos, que ocorreram nas províncias de Benguela, Bié, Cunene, Huambo, Luanda e do Namibe, constam do relatório semanal da instituição, que registou, igualmente, 79 ocorrências de exploração de trabalho infantil, 13 de abuso sexual e 46 de agressão física e psicológica.
No município de Viana, em Luanda, por exemplo, um adolescente, de 12 anos, foi brutalmente espancado pelo tio, de 30 anos, e, de seguida, viu os seus membros superiores a. serem queimados, por supostamente ter mexido nos pertences do agressor sem o seu consentimento. A Polícia Nacional foi accionada e o homem encontra-se em parte incerta.
Já no município da Catumbela, em Benguela, uma menor de 13 anos sofreu abusos sexuais do pai, de 38 anos, que se aproveitou da fragilidade da menor.
Para os casos de violência contra crianças, a direcção do INAC apela às populações a denunciarem através do terminal telefónico 15015 ou ainda através do site oficial da instituição: https://portaldacrianca.gov.ao/ .