Isto É Notícia

IGAPE anuncia arranque da venda pública das unidades industriais anteriormente detidas pelos generais Dino e Kopelipa

Partilhar conteúdo

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) vai colocar à venda pública, nos dias 24, 28 e 29 deste mês, as unidades fabris de montagem de automóveis, de cimento, de cerveja, bem como um centro logístico, afectos ao grupo empresarial China International fund Limited (CIF), anteriormente pertencentes aos generais Leopoldino do Nascimento e Manuel Hélder Vieira Dias ‘Kopelipa’ .

De acordo com uma nota do IGAPE, já foram homologados os relatórios finais de qualificação submetidos pelas comissões de negociação, referentes às fábricas do Grupo CIF, nos termos dos Despachos n.ºs 201, 202 e 203/25, todos de 16 de Janeiro.

Conforme os referidos relatórios, foram qualificadas as entidades Rushan Shuguang Cerveja, LTD e a Unique Beverages para disputarem o leilão da fábrica de cerveja Lowenda, agendado para o dia 24 de Abril do corrente ano.

A fábrica de cimento CIF e o centro de logística foram qualificadas para o leilão do dia 28 de Abril de 2025, e vai estar reservado às entidades Griner/Ciment/Mercons (Consórcio), H&S/Yupeng (Consórcio), Huaxin Cement, LTD e Moçambique Dugongo, respectivamente.

Para a fábrica de montagem de automóveis, segundo o documento, o relatório da comissão do concurso para qualificação de concorrentes indicou um único concorrente, a Opaia S.A., para o lance da proposta na plataforma electrónica, isto no dia 29 de Abril.

Os dados do IGAPE referem que os candidatos já foram notificados, estando assim habilitados para a participarem da sessão de Leilão Electrónico, conforme as datas apresentadas.

Recorde-se que o IGAPE reabriu, no final de Janeiro deste ano, o concurso limitado por prévia qualificação (fracassado em 2024), para a privatização, na modalidade de alienação de activos, das referidas unidades industriais do China International Fund (CIF), antes detidas pelos generais Hélder Vieira Dias ‘Kopelipa’ e Leopoldino do Nascimento ‘Dino’.

Os referidos activos já tinham ido a concurso limitado por prévia qualificação em Maio do ano passado, e, num segundo momento, em Outubro, quando, no final daquele mesmo mês, o IGAPE fez o sair um comunicado a dar conta de que o Estado — em função da especificidade e o tipo de activos —, redefiniu a modalidade de privatização dos activos, de modo a permitir a sua alienação”.

Ao que tudo indica, de acordo com o documento do IGAPE, este exercício pode já estar perto de ser concluído.

Os generais Dino e Kopelipa, antigos homens fortes do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, foram constituídos arguidos no âmbito de um processo relacionado com os contratos entre o Estado e o CIF, no quadro do extinto Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN).

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados