Isto É Notícia

Histórico edifício da LAASP vai ser transformado em escola pública. Despesa já foi aprovada pelo PR e ronda os três milhões USD

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço aprovou uma despesa de 2,8 mil milhões de kwanzas (cerca de 3 milhões USD) para arranque das obras de requalificação e transformação em escola pública do edifício da Liga Angolana da Amizade, Solidariedade e Paz (LAASP), em Luanda.

De acordo com um diploma presidencial, o chefe do governo autorizou a referida despesa via contrato simplificado, ou seja, ajuste directo, pelo critério material e por razões de aptidão técnica, para a celebração do contrato, mas sem avançar o nome da empresa responsável pela empreitada.

Ainda no documento, o executivo argumenta que o edifício se encontra degradado, com desgaste estrutural e inadequações que comprometem a sua utilização segura e eficaz para fins pedagógicos.

A reabilitação da infra-estrutura visa, segundo o mesmo documento, “garantir a criação de condições adequadas para o acesso ao ensino de mais de mil alunos no próximo ano lectivo, a redução do absentismo e do abandono escolar, e o alinhamento com os objectivos e metas do Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, no seu eixo estratégico de inclusão e desenvolvimento humano”.

O Presidente da República delegou à ministra da Educação a missão de verificar e a aprovar as peças do procedimento, incluindo o referido contrato.

A Liga Angolana da Amizade, Solidariedade e Paz (LAASP) é uma organização angolana que trabalha com projectos sociais e de desenvolvimento, como a reintegração de jovens ex-delinquentes e a protecção de mulheres em situação de vulnerabilidade.

A instituição, também conhecida como ex-Liga Africana, esteve historicamente envolvida na luta pela independência nacional e é activa em iniciativas de solidariedade e cooperação internacional.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados