Isto É Notícia

Governo vai gastar mais de 35 milhões USD para celebrar dos 50 anos da independência. Mais de 31 milhões USD do valor vai ser gasto em ajustes directos

Partilhar conteúdo

O governo angolano, através do Ministério da Administração do Território (MAT), prevê gastar cerca de 32 mil milhões de kwanzas (acima dos 35 milhões de dólares norte-americanos) para as festividades da celebração dos 50 anos de independência nacional. Só para a compra de bandeiras está reservado o valor de 19 mil milhões de kwanzas (perto de 20 milhões USD).

Segundo o Plano Anual de Contratação (PAC) do MAT, documento consultado por este portal no site do Ministério das Finanças (Minfin), estão previstas mais de dez contratações, das quais cerca de 29 mil milhões kz por contratação simplificada (ajuste directo).

A compra de 210 mil bandeiras, massificação dos símbolos nacionais, um espectáculo de drones e pirotecnia e o projecto ‘Angola: Um País de Infinitas Possibilidades’ são algumas das rubricas inscritas no Plano Anual de Contratação entregue pelo MAT.

Vale recordar que, no Orçamento Geral do Estado de 2025, o MAT tem à disposição cerca de 52,5 milhões de kwanzas para a rubrica “celebração de datas comemorativas”.

Para o serviço de implementação, gestão e supervisão de um projecto “Angola: Um País de Infinitas Possibilidades”, aquele departamento ministerial destinou 8,3 mil milhões de kwanzas.

Quanto à aquisição de 210 mil bandeiras nacionais, não há qualquer referência nem dotação para tal no documento, porém, em três categorias [aquisição de bandeira nacional para o interior, exterior e actividades fúnebres] verifica-se uma despesa total conjunta de 19 mil milhões de kwanzas para massificação dos símbolos nacionais.

Para o espectáculo de drones e pirotecnia, previsto para 11 de Novembro de 2025, dia em que se celebram os 50 anos da independência do país, o MAT destinou uma verba de 1,9 mil milhão de kwanzas.

Para apoio à Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao Quinquagésimo Aniversário da Independência Nacional, criada por despacho presidencial em Janeiro do ano passado, o MAT destina quase 1,8 mil milhão de kwanzas.

A referida comissão, cujo mandato se circunscreve à organização dos preparativos das comemorações do 50. ° Aniversário da Independência, é coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Correia de Almeida, coadjuvado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados