Isto É Notícia

Governo regressa aos mercados internacionais com emissão de Eurobonds no valor de 1,75 mil milhão USD

Partilhar conteúdo

Angola regressou, nesta terça-feira, 7, ao mercado internacional de capitais com uma emissão de Eurobonds no valor total de 1,75 mil milhão de dólares norte-americanos, anunciou o Ministério das Finanças (Minfin).

Os Eurobonds ou os Bonds, de um modo geral, são títulos de dívida emitidos por governos ou empresas privadas para financiar projectos, actividades ou mesmo para refinanciar outras dívidas. Funcionam como um contrato de empréstimo, no qual o emissor se compromete a pagar juros ao investidor e devolver o valor emprestado em uma data futura.

De acordo com um comunicado a que teve acesso este portal, a transacção desta terça-feira foi estruturada em duas tranches, sendo uma de mil milhões USD, com maturidade de cinco anos (2030), e outra de 750 milhões USD, com maturidade de dez anos (2035), mas com taxas de cupão semestral de 9,25% e 9,78%, respectivamente.

No comunicado, o Ministério das Finanças ressalta que “o livro de ordens disponibilizado registou intenções de investimento no valor de 6 mil milhões USD”, o que “demonstra a credibilidade e a confiança dos mercados internacionais na economia angolana”.

De acordo com aquele organismo, esta operação visa diversificar as fontes de financiamento, optimizar a gestão da dívida pública e contribuir para o equilíbrio orçamental, “em alinhamento com a percepção de risco do país e com a conjuntura económica global”.

O governo também revelou que vai emitir Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME), no valor de até 300 milhões de dólares norte-americanos, para financiar o Orçamento Geral do Estado de 2025.

A decisão é parte da estratégia de captação de recursos para colmatar as necessidades de financiamento do OGE para 2025, “permitindo a prossecução dos objectivos económicos e sociais indispensáveis previstos no OGE”.

O Minfin refere que a emissão deste valor pretende privilegiar a captação de financiamento interno, diversificar as fontes de financiamento do OGE e a diversificação de instrumentos financeiros para a canalização das poupanças dos agentes económicos.

Os títulos de dívida pública a emitir, segundo o organismo, vão pagar os cupões numa base semestral, sendo a operação aberta a todos os investidores entre os dias 6 e 29 de Outubro e, para efeitos de subscrição, devem contactar qualquer instituição financeira habilitada a operar no mercado de valores mobiliários local.

“A presente emissão destina-se à captação de recursos em moeda estrangeira e em moeda nacional”, acrescenta o comunicado que dá nota de que as operações registadas nos livros de ordens vão ser liquidadas em dois ciclos, no dia 17 de Outubro e 31 de Outubro.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados