Governo emite garantia soberana de mais de sete mil milhões kz para produção do café
O governo angolano, através do Ministério das Finanças (Minfin), aprovou uma garantia soberana para cobrir o risco de crédito das linhas de financiamento para a campanha do café, num valor de até 7,5 mil milhões de kwanzas (oito milhões de dólares norte-americanos).
A concessão da referida garantia visa a cobertura de 75% do risco de crédito de uma linha de financiamento a ser contratada junto do Banco de Fomento Angola (BFA), para operacionalizar o Programa de Crédito Agrícola de Campanha 2024-2025, através da emissão de Obrigações do Tesouro Não Reajustáveis com maturidade de dez anos.
Segundo um despacho presidencial, a finalidade da emissão desta garantia do Estado visa operações de crédito de produtores agrícolas comerciais de média e pequena dimensão para a campanha do café.
O governo fundamenta no diploma que houve a necessidade de mobilização de fundos para o incentivo da agricultura comercial em larga escala e incremento progressivo de uma produção orientada para o mercado que permita alcançar os objectivos de substituição das importações e a segurança alimentar.