Governo assina empréstimo de 79 milhões USD junto do BAD para financiar o ‘Projecto Crescer’
O governo vai assinar um acordo de financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de cerca de 79 milhões de dólares norte-americanos, para financiar o ‘Projecto Crescer’, segundo um despacho presidencial.
No referido despacho, assinado pelo Presidente João Lourenço, é fundamentado que o empréstimo vai servir para “assegurar os meios de financiamento necessários para facilitar o acesso ao crédito para as startups, bem como para as micro, pequenas e médias empresas, aprimorar o quadro regulatório e fortalecer a qualificação profissional dos jovens”.
Uma startup é uma empresa que está em início do seu negócio, com uma ideia inovadora e um modelo de negócio repetível. São empresas que se caracterizam por serem inovadoras e com potencial de crescimento e que trabalham em equipas pequenas, flexíveis e autónomas.
O ‘Projecto Crescer’ visa impulsionar a inovação e o empreendedorismo em Angola, através do desenvolvimento de competências digitais, técnicas, ecológicas e empresariais orientadas para a procura, o estímulo da criatividade e a inovação entre os jovens e o apoio às startups no acesso a financiamento inovador.
O objectivo, segundo o governo, é formar mais de 95 000 jovens em tecnologias digitais e no ensino e formação técnico-profissional em agricultura e transportes inteligentes do ponto de vista climático.
O Presidente da República delegou competências à ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, para negociar e assinar o acordo de financiamento e de toda a documentação com ele relacionada.