Governo altera pela quarta vez a data de transferência de voos internacionais para o novo aeroporto. Agora deve ser a 30 de Setembro
O governo angolano voltou a alterar, pela quarta vez no ano, o prazo de conclusão de transferência dos voos internacionais de passageiros para o novo Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN), para 30 de Setembro de 2025.
A medida, segundo um comunicado do Ministério dos Transportes (MINTRANS), divulgado nesta quarta-feira, 28, consta do Decreto Executivo n.° 6/2025, de 27 de Maio, e define que as companhias aéreas têm 15 dias úteis, a contar da entrada em vigor do decreto, para informar o operador aeroportuário sobre a data efectiva da mudança, devendo ainda garantir a contratação de prestadores de serviços certificados até à conclusão da transferência.
Esta é a quarta data anunciada pelo governo para a conclusão da transferência dos voos internacionais de passageiros. A primeira previa o mês de Março como limite, mas acabou estendida para Junho.
Há pouco mais de duas semanas, o Ministério dos Transportes avançou o mês de Outubro como data para a conclusão do processo de transferência dos voos internacionais de passageiros, e agora recua na decisão e fixa o dia 30 de Setembro como limite.
No comunicado, o Ministério dos Transportes salienta que a medida responde à actual conjuntura operacional e social, “promovendo uma transição coordenada, segura e alinhada com os padrões internacionais, sem comprometer o interesse dos passageiros e dos operadores”.
A última rectificação, segundo explicou, feita no dia 14 do corrente mês pelo secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, deveu-se ao facto de ainda existirem “obras de dignificação” das vias de acesso ao aeroporto, bem como dificuldades de operacionalidade, devido a atrasos contratuais.
O Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN), localizado em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, foi inaugurado a 10 de Novembro de 2023, na véspera do 48. ° aniversário da independência de Angola.
O aeroporto iniciou operações com voos de carga, prevendo-se que os voos domésticos começassem em Fevereiro de 2024 e os internacionais em Junho do mesmo ano.
Contudo, o primeiro voo comercial de passageiros, com destino a Cabinda, só ocorreu a 10 de Novembro de 2024, e a transferência dos voos internacionais tem vindo a ser adiada.