Isto É Notícia

Gigante brasileira Petrobras ‘de olho’ nas oportunidades de exploração petrolífera em Angola

Partilhar conteúdo

A gigante petrolífera brasileira Petrobras revelou, nesta quinta-feira, 30, estar atenta às oportunidades petrolíferas em Angola, depois de ter retomado a sua actividade de exploração no continente africano, através de São Tomé e Príncipe, no ano passado.

“A companhia analisa constantemente oportunidades em novas áreas que sejam estratégicas para a recomposição de reservas e rentáveis”, declarou a estatal brasileira à Lusa, a propósito de um evento para promover parcerias que impulsionem a colaboração entre empresas brasileiras e africanas, que vai decorreu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Dessa forma, acrescentou, a Petrobras “está atenta às oportunidades” nas “bacias da margem atlântica de África, entre elas Angola”, salientando que as bacias de África são do interesse da companhia por terem semelhanças técnicas e geológicas com bacias brasileiras, como a de Campos, a de Santos e a de Pelotas.

A empresa brasileira anunciou, em Fevereiro de 2024, a aquisição de três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, anteriormente operados pela britânica Shell.

“A operação marca a retomada da actuação exploratória no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio”, destacou a petrolífera na altura, detalhando que a aquisição está alinhada à estratégia de “recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras, tanto no Brasil quanto no exterior.

“No caso de São Tomé e Príncipe, analisamos como uma boa oportunidade, sobretudo por estarmos actuando em conjunto com parceiros importantes da indústria”, reforçou a empresa estatal brasileira.

A aquisição em causa foi uma operação em conjunto com a Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe e a Galp.

“Desta forma, a Petrobras adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11”, detalhou.

A aposta em novas fronteiras é para continuar, garantiu a empresa, até porque a empresa acredita que “as novas fronteiras exploratórias de óleo e gás fazem parte da solução energética do futuro, garantindo fornecimento seguro de energia, além de se desenvolverem de forma integrada com outras fontes de energia”.

A Petrobras prevê realizar investimentos de 111 mil milhões de dólares norte-americanos entre 2025 e 2029, dos quais 77 mil milhões de dólares serão aplicados no sector de exploração e produção, e 20 mil milhões de dólares em refinação, transporte e comercialização.

A Câmara Africana de Energia organizou, no fim do dia desta quinta-feira, o evento “Investir nas energias Africanas” em busca de oportunidades de negócio e um “reforço da parceria entre o Brasil e África”, no Rio de Janeiro, onde esperava reunir cerca de mil delegados.

*Com a Lusa

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados