Isto É Notícia

Fim-de-semana prolongado marcado por 28 acidentes de viação que fizeram oito mortos

Partilhar conteúdo

Oito pessoas perderam a vida e 23 outras ficaram gravemente feridas, na sequência de 28 acidentes rodoviários registados nos diferentes municípios de Luanda, durante o último fim-de-semana prolongado, avançou, nesta quarta-feira, 5, o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN).

Com danos materiais avaliados em mais de cinco milhões de kwanzas, o excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução foram apontados como as principais causas dos acidentes registados.

De acordo com os dados divulgados pela Polícia Nacional, entre o dia 28 de Fevereiro e 4 de Março de 2025, foram realizadas diversas operações em diferentes municípios, que culminaram com a detenção de 181 cidadãos nacionais e estrangeiros, com idades compreendidas entre os 16 e os 56 anos, implicados nos crimes de homicídio, furto e roubo qualificado.

Do total dos detidos, 105 foram capturados em flagrante delito, 52 na sequência de investigações que estavam em curso e 29 em crimes rodoviários.

Ainda no decorrer das operações, os agentes policiais apreenderam duas armas do tipo pistola, 12 porções de estupefacientes, vulgo liamba, e recuperaram diversos aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, que se encontravam na posse dos marginais.

Quanto à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 12 viaturas e 66 motorizadas, sendo que 503 cidadãos automobilistas acabaram multados por diversas infracções ao código da estrada.

Recorde-se que o país registou, em 2024, três mil e 120 mortes e mais de 16 mil feridos, em consequência de 12 303 mil acidentes de viação, ocorridos em todas as províncias, segundo a Comissão Executiva do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito.

O excesso de velocidade, a condução em estado de embriaguez, o mau estado das vias e dos veículos, bem como o uso de telemóvel durante o acto da condução, a falta de iluminação nas vias, a má travessia dos pões e a mudança irregular de direcção foram apontados como as principais causas destas ocorrências.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados