Falha na rede da gigante norte-americana Cloudfare faz cair milhares de sites em todo o mundo
A Cloudfare, uma multinacional norte-americana de infra-estrutura de internet e cibersegurança, anunciou, nesta terça-feira, 18, que uma falha na sua rede global provocou a “queda” de vários sites populares, como a rede social X (antigo Twitter), o ChatGPT, Discord, Canva, League of Legends e plataformas bancárias.
“O nosso serviço de distribuição de conteúdos em nuvem começou a registar interrupções esta manhã (terça-feira) e acabou por afectar vários sites, aplicativos e serviços, como é o caso do X (antigo Twitter), ChatGPT, Spotify, Google, Amazon, e alguns serviços bancários”, comunicou a gingante norte-americana através de uma nota tornada pública alguns minutos depois.
“A Cloudflare está ciente e a investigar o problema que afectou vários clientes: erros do Widespread 500 na Cloudflare Dashboard [interface de gestão centralizada na qual os clientes configuram e monitorizam os seus serviços] e na API [Interface de Programação de Aplicações] também foram detectados. Estamos a trabalhar para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais actualizações em breve”, reforçou.
Os problemas, segundo o Downdetector ― plataforma online que monitoriza falhas e instabilidades em serviços digitais ―, começaram por volta das 11h30, revelando cerca de 3 250 indicações de interrupções na plataforma até às 15h00, horário de Luanda.
Em Angola, os sites da Angop, Novo Jornal, Expansão, O País e do Jornal de Angola são alguns dos que enfrentaram o problema, incluído o do !STO É NOTÍCIA (www.istoenoticia.info).
Durante as primeiras horas, mais de metade dos utilizadores inqueridos pela Downdetector contaram que não conseguiam aceder aos sites, enquanto 23% disseram ter detectado problemas nos próprios portais, ao passo que os outros 10% reportaram problemas de conexão no servidor.
De acordo com a Cloudfare, as plataformas corrompidas mostravam uma mensagem semelhante que indicava: “Por favor, desbloqueie challenges.clouflare.com para continuar”.
A empresa lamentou o sucedido e revelou, através do comunicado, já ter montado uma equipa de investigação para clarificar as causas da referida falha.
A Cloudflare é uma empresa americana especializada em infra-estrutura de internet. Fundada em 2009, a companhia oferece serviços de segurança, performance e confiabilidade para sites e aplicativos, actuando como uma ponte entre o navegador do usuário e o servidor do site passado.