Isto É Notícia

Exportações afundam 0,99% e importações de mercadorias crescem 0,7% em Dezembro de 2024

Partilhar conteúdo

Os preços dos bens exportados por Angola em Dezembro do ano passado registaram uma diminuição de 0,99% em relação aos observados no mês anterior, uma quebra que resulta da baixa do preço dos combustíveis, avançou, nesta quarta-feira, 4, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o ‘Boletim do Índice de Preços dos Bens de Exportação e de Importação’, publicado pelo INE, os grupos de produtos que contribuíram para a variação dos preços na exportação foram os ‘Combustíveis minerais’ (com 0,98%) e ‘Pérolas, pedras, metais preciosos e bijuterias’ (com 0,01 ponto percentual).

Já no sentido inverso (da importação), os dados do órgão responsável pela informação estatística do país revelam que os preços dos bens importados registaram um aumento de 0,7% no último mês de 2024, face ao valor registado em Novembro daquele ano.

Em outras palavras, em Dezembro de 2024, Angola pagou mais para importar (comprar) bens e recebeu menos das vendas ao exterior (exportação).

Entre os principais grupos de produtos que contribuíram, de forma positiva, para o aumento de preços na importação estiveram ‘Produtos alimentares’, com 0,653 ponto percentual, ‘Produtos químicos’ (0,646%) e ‘Outros produtos’ (0,258).

Durante o mesmo período, registou-se igualmente uma diminuição nos índices de termos de troca ― a relação entre o valor das importações e o valor das exportações ―, que teve uma variação de -1,7% em comparação ao mês anterior, passando de 96,3, em Agosto, para 94,7, em Dezembro de 2024.

Em termos homólogos, o índice de termos de troca registou uma variação de -12,16%, passando de 107,8, em Dezembro de 2023, para 94,7, em Dezembro de 2024, sublinha o INE.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados