ENSA realiza primeira distribuição de dividendos enquanto sociedade aberta. Mais de 4,3 mil milhões kz vão ser repartidos entre os accionistas
A ENSA – Seguros de Angola efectuou, nesta terça-feira, 15, a sua primeira distribuição de dividendos enquanto sociedade aberta, numa altura em que mais de 4,3 mil milhões de kwanzas vão ser pagos aos accionistas.
De acordo com uma nota de imprensa da seguradora, saída da sua última assembleia geral, a distribuição de dividendos, que corresponde a 54% dos resultados líquidos, foi feita através das Sociedades Distribuidoras e Correctoras de Valores Mobiliários, que foram os agentes designados para o efeito.
Segundo o documento, o dia 10 de Abril deste ano [dia da realização da última assembleia geral], “foi estabelecido como a data de registo relevante”, isto é, “de agora em diante, as acções passaram a ser negociadas ex-dividendo”, melhor dito, “os accionistas que comprarem acções não terão mais direito ao recebimento do dividendo que foi previamente anunciado pela empresa”.
“Esta deliberação representa não apenas o reconhecimento do desempenho financeiro robusto da ENSA em 2024, tendo sido destacado pelo crescimento acima do mercado de 28% em prémios, mas também reforça o compromisso da empresa com a criação de valor para os seus accionistas, a transparência na gestão e o fortalecimento do mercado de capitais em Angola”, refere-se a nota.
A ENSA celebrou, em 2024, 46 anos de história. Um ano com eventos significativos, não apenas para a seguradora, mas também para o mercado de capitais angolano, uma vez que foi concluída com sucesso a sua privatização e tornou-se uma das principais sociedades cotadas na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
A ENSA manteve-se líder do mercado segurador e de gestão de fundos de pensões de Angola, registando, no fim do exercício, prémios brutos emitidos de 123,6 mil milhões de kwanzas e a gestão de uma carteira de activos de 470,1 mil milhões de kwanzas, provenientes de 15 fundos de pensões sob a sua gestão.
A seguradora terminou também o exercício de 2024 com uma quota estimada de mercado, verificada em Dezembro 2024, de 27%, afirmando-se como a única angolana no ‘Top 50’ das seguradoras africanas.
Em 2024 apresentou um lucro líquido de 8,052 mil milhões de kwanzas. Esse resultado foi influenciado pelos índices económico-financeiros, com impacto ao nível do resultado financeiro, na actualização das provisões técnicas e na redução do índice de sinistralidade.
Fundada a 18 de Fevereiro de 1978, a ENSA diz que tem vindo a acompanhar o desenvolvimento económico e social de Angola, modernizando e multiplicando os seus serviços e expandindo, para o efeito, a sua rede de agências, distribuídas por todo o território angolano.