EMIS desmente ataque cibernético ao aplicativo Multicaixa Express e assegura inviolabilidade do sistema interbancário
A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) desmentiu, em comunicado, a ocorrência de um alegado ataque cibernético à plataforma gestora do canal Multicaixa Express, considerando “falsos e infundados” os rumores que circularam nas redes sociais sobre um evento que teria colocado em causa a integridade do aplicativo.
Na tarde desta terça-feira, 17, vários utentes do canal Multicaixa Express experimentaram enormes dificuldades de acesso à plataforma, que chegou a estar indisponível temporariamente, devido, soube-se agora, a um “constrangimento técnico inesperado”.
“O que se verificou recentemente foi uma indisponibilidade temporária dos nossos serviços, resultante de um constrangimento técnico inesperado no acesso à aplicação Multicaixa Express. Este problema ocorreu em consequência de uma intervenção de manutenção e actualização do sistema, devidamente programada e executada durante a madrugada”, lê-se no comunicado.
No mesmo documento, a EMIS assegura que “a plataforma é segura” e que “em nenhum momento a segurança do Multicaixa Express esteve comprometida”, um entendimento que é extensivo à “integridade do sistema”, que, segundo o comunicado, se mantém intacta.
A entidade chamou a atenção para o “aproveitamento indevido”, tendo alertado “os utilizadores para estarem atentos a possíveis tentativas de fraude ou campanhas de desinformação (fake news) que procurem tirar partido indevido desta situação”.
A EMIS esclareceu ainda que nunca solicita credenciais, códigos PIN ou palavras-passe por e-mail, SMS ou telefone; e que, diante da ocorrência, a sua equipa técnica “actuou de forma célere para estabilizar a plataforma, assim que o problema inesperado foi detetado”.
O Multicaixa Express é uma aplicação interbancária, que funciona como uma carteira digital, permitindo realizar pagamentos, transferências, consultas de saldo, levantamentos sem cartão e recargas através do telemóvel. Disponível 24h00, o referido canal associa cartões Multicaixa ao telemóvel para transações rápidas e seguras.