Efectivos do SIC acabam detidos após realizarem acção inspectiva a um estabelecimento comercial sem mandato
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na sexta-feira, dois dos seus efectivos por violação do código de conduta, depois que estes realizaram uma acção inspectiva a um estabelecimento comercial, pertencente a um cidadão eritreu, sito no município do Talatona, sem que para tal estivessem legalmente mandatados.
A nota do nota do SIC refere que “os efectivos em causa faltaram com o seu dever de honestidade, pois não tinham ordem de missão para aquela actividade e alegaram estar a realizar uma inspecção por orientação do seu superior hierárquico, quando a pretensão era efectivamente outra”.
Diante da gravidade dos factos e confirmada a denúncia, os efectivos de 25 e 44 anos de idade, respectivamente, receberam ordem de detenção e devem ser agora presentes ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes.
Igualmente, acrescenta o Serviço de Investigação Criminal, “foram instaurados os competentes processos disciplinares para medidas que se impõem”.
Na nota, o SIC reafirma que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e a actuação profissional, em respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos, sejam estes nacionais ou estrangeiros, uma vez que a violação destas regras resultam na aplicação de sanções severas, que podem dar até à expulsão.