Isto É Notícia

Desmantelada rede criminosa que alugava viaturas em empresas de rent-a-car e as vendia com documentos genuínos

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, em Luanda, uma rede criminosa que alugava viaturas em empresas de rent-a-car e as vendia com documentos genuínos, porém obtidos de forma fraudulenta, com a colaboração de cartorários subornados.

Uma denúncia ao SIC desencadeou uma operação que resultou no desmantelamento de uma rede criminosa e a detenção, em flagrante delito, de três cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 27 e os 51 anos, acusados dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, furto, abuso de confiança e burla.

A rede era composta por cinco elementos, cada um com a sua função, com destaque para motoristas, mecânicos, um identificador de vítimas, empresas de aluguer de viaturas, gestor de multicaixas e um falsificador de documentos, que recorria a funcionários de conservatórias de registo de propriedade automóvel para suborná-los.

Durante a operação do SIC foram recuperadas quatro viaturas, dentre as quais duas topo de gama e duas da marca Toyota, modelo Land Cruiser e Prado; todas encontradas com nova documentação que, ao serem verificadas através do código QR, revelaram o nome do burlão que alugou as viaturas.

Na nota, o SIC informa que, cumpridas que todas as formalidades, os cidadãos detidos foram presentes ao Ministério Público (MP) para outros trâmites legais, enquanto outras diligências prosseguem.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados