Isto É Notícia

Desemprego desce ligeiramente para 29,4% no I trimestre de 2025 mas 81% dos trabalhadores continua a actuar no sector informal

Partilhar conteúdo

O Índice de Desemprego em todo o território nacional diminuiu para 29,4% no primeiro trimestre deste ano, menos três pontos percentuais se comparado com o período homólogo, revela o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados da ‘Folha de Informação Rápida do Inquérito ao Emprego’, no primeiro trimestre, a queda da taxa de desemprego foi mais significativa na população mais jovem, entre os 15 e os 24 anos, baixando de 63,5% para 54,3%.

A maior parte dos empregos foram criados no sector informal, que absorve quase 81% da população empregada, isto é, 10 353 727 trabalhadores, mais 964 417 do que no trimestre homólogo.

No universo da população em idade activa (pessoas com 15 ou mais anos de idade), o INE revela que 12,8 milhões declararam que trabalharam nesse período, num ofício por conta de outrem, conta própria ou num negócio familiar, enquanto 5,3 milhões disseram não ter trabalho remunerado.

A taxa de emprego foi estimada em 63,2%, com 37,9% desse número a pertencer à faixa etária entre os 15 e os 24 anos.

No primeiro trimestre de 2025, a população empregada registou um aumento homólogo de 8,9% e mais de metade (50,7%) na agricultura o seu emprego principal, assim como na produção animal, caça, floresta e pesca, seguindo-se o comércio a grosso e a retalho, com 20,1%.

A taxa de desemprego é uma percentagem estimada com base nas pessoas que não têm emprego formal ou informal, mas declaram estar disponíveis para trabalhar.

O ‘Inquérito ao Emprego em Angola’ é uma amostragem dirigida aos agregados familiares residentes em Angola. Deste número estão excluídos os agregados residentes em habitações colectivas, tais como hotéis, hospitais, quartéis militares, residências de estudantes, sem-abrigo, etc.

A unidade estatística de amostragem é o agregado familiar, do qual são recolhidos dados sócio-demográficos de todos os membros, e, para as questões sobre o emprego, são recolhidos dados de todos os indivíduos residentes no território nacional com 15 ou mais anos de idade.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados