Contratos atrasados e falta de vias condignas forçam governo a adiar mais uma vez a transferência de voos internacionais para o novo aeroporto
O governo decidiu estender para Outubro deste ano o prazo de transferência dos voos internacionais para o Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN), mudança inicialmente previsto para Junho.
A informação foi avançada pelo secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, que falava aos jornalistas durante a sessão sobre o Programa de Expansão e Modernização do Sector dos Transportes e Logística, realizada na terça-feira, 13.
Segundo Rui Carreira, as operações aeroportuárias vão passar do actual aeroporto internacional 4 de Fevereiro para o AIAAAN nos próximos cinco meses, devido a “desafios” ainda existentes a nível dos acessos ao aeroporto, localizado na província de Icolo e Bengo e que dista cerca de 40 quilómetros do centro de Luanda.
Rui Carreira revelou que as dificuldades de acesso foram constatadas na última visita àquela infra-estrutura, realizada pelo Presidente João Lourenço.
De acordo com o governante, a decisão de adiamento foi tomada por haver ainda “trabalhos de casa por fazer” para se dignificar o acesso ao aeroporto, além dos desafios, do ponto de vista da sua operacionalidade, marcada ainda por “contratos atrasados”, que tornaram difícil a finalização do processo já no próximo mês.
“Prevê-se que, nesta fase [Outubro], sejam autorizados todos os voos internacionais e que o aeroporto entre na sua fase plena de funcionamento”, apontou Rui Carreira.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN) opera, actualmente, os voos domésticos e de cargas, tendo já movimentado, segundo Rui Carreira, 2 741 voos, isto é, 985 em 2024 e 1 742 entre Janeiro e Março deste ano.