Isto É Notícia

Cinco bancos angolanos integram pela primeira vez lista dos 100 Maiores de África em 2024

Partilhar conteúdo

O Top 100 dos Maiores Bancos Africanos deste ano, da conceituada revista britânica The Banker, divulgado nesta terça-feira, 22, inclui, pela primeira vez, cinco instituições bancárias angolanas, entre as quais o Banco de Poupança e Crédito (BPC), que marca a sua estreia, e o Banco Angolano de Investimentos (BAI), o melhor posicionado no referido ranking.

A lista da The Banker, em relação a Angola, é ocupada pelo BAI, que ocupa o 30.º lugar do continente, pelo Banco Fomento Angola (BFA), em 42.º, pelo Banco BIC, em 43.º, pelo Millennium Atlântico, em 82.º, e, por fim, pelo BPC, que se estreia no Top com a entrada em 99.º lugar.

De acordo com esta revista britânica, que compila dados financeiros das instituições financeiras africanas em 2024, em Moçambique, o Standard Bank é o mais bem classificado, ocupando o 54.º lugar, seguindo-se o Millennium bim e o Banco Comercial e de Investimentos (BCI).

O topo da lista deste ano continua a ser dominado por três bancos sul-africanos: o Standard Bank, FirstRand e o ABSA Group.

De modo global, a novidade do Top é o Afreximbank, do Egipto, que destronou o Nedbank Group, da África do Sul, no quarto lugar. De seguida, surgem três bancos marroquinos (Attijariwafa Bank, Groupe Banques Populaire e Bank of Africa), um egípcio (CIB Egypt) e um sul-africano (Investec), que, após se destacar, ascendeu ao ‘top 10’, ultrapassando o nigeriano Zenith Bank.

Por países, o Egipto é o que tem mais bancos presentes (16) no Top 100 africano. Seguem-se o Quénia (11), a Nigéria e a Tunísia (ambas com nove) e Marrocos (oito). A África do Sul apresenta apenas sete, sinal da tendência de concentração do sector bancário patente neste país.

De acordo com os dados ora divulgados, os “credores marroquinos melhoram suas posições, enquanto desvalorizações cambiais continuam a atingir bancos nigerianos e sul-africanos”.

O ‘Top 100 African Banks’ é publicado anualmente pela revista The Banker segundo o indicador Tier 1 Capital, que mede o grau de solvabilidade do sector bancário.

No ranking dos bancos africanos com melhor desempenho, os analistas da The Banker consideram diversos critérios, tais como a rentabilidade, o crescimento, a liquidez, a solvabilidade e a qualidade dos activos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados