BNA vende 162,7 milhões USD aos bancos comerciais para aliviar pressão cambial sazonal
O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou uma venda pontual de divisas no valor total de 162,7 milhões de dólares norte-americanos, para responder ao aumento da procura sazonal por moeda estrangeira no mercado.
De acordo com um comunicado divulgado no site do órgão regulador, a operação teve como objectivo reforçar a capacidade dos bancos comerciais para atenderem com maior rapidez as solicitações de particulares e companhias aéreas que operam no país, nos meses de Julho e Agosto.
Para a referida operação, o banco central disponibilizou 61,1 milhões de dólares e 10,7 milhões de euros para particulares e 90,9 milhões de dólares para as companhias aéreas.
A pressão sazonal sobre o mercado cambial que se regista neste período deve-se à maior procura de divisas para viagens ao exterior, bem como à necessidade de pagamentos internacionais por parte das companhias aéreas.
Esta medida do BNA visa assegurar maior fluidez nas transacções, garantir liquidez aos bancos comerciais, evitar atrasos nas operações e estabilizar o mercado cambial, evitando a desvalorização do kwanza devido à escassez de divisas.
A pressão cambial sazonal refere-se a flutuações previsíveis na taxa de câmbio que ocorrem em períodos específicos do ano. Essas variações não são aleatórias, mas sim impulsionadas por eventos e ciclos económicos que se repetem anualmente.