Isto É Notícia

BNA avança nova previsão da taxa de inflação colocando-a acima das metas definidas pelo governo

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) distanciou-se da previsão inflacionária do governo, que espera uma taxa de inflação de 17,5%, e projecta uma nova previsão de 19,5% como valor máximo a ser atingido até ao final do ano.

A decisão do banco central, anunciada após a reunião do Comité de Política Monetária (CPM), nesta terça-feira, 21, sustenta-se na trajectória crescente da taxa de inflação que fixou em 16,58% em Outubro deste ano.

Assim sendo, o BNA espera uma taxa de inflação de 19,5%, acima dos 17,8% aguardada pelo governo, ‘depois de ver a sua meta furada duas vezes neste ano’.

Por outro lado, falando sobre o sector externo, o governador do BNA, Manuel Tiago Dias, disse que o saldo superavitário da conta de bens se fixou em 16,8 mil milhões de dólares norte-americanos nos dez primeiros meses deste ano, registando-se uma redução de 12 mil milhões de dólares face ao período homólogo, como reflexo da redução das receitas de exportação em 13,9 mil milhões de dólares.

“Como consequência, a oferta de divisas no mercado cambial situou-se em 8,4 mil milhões de dólares, uma redução de 28,7% comparativamente ao montante transaccionado no mesmo período do ano passado”, referiu.

De acordo com o governador do banco central angolano, no final de Outubro passado o stock das reservas internacionais fixou-se em 14,2 mil milhões de dólares, o correspondente a um grau de cobertura de mais de sete meses de importação de bens e serviços.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados