Isto É Notícia

Base monetária em moeda nacional contrai pelo segundo mês consecutivo, revela relatório do BNA

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) revelou, nesta quarta-feira, 18, que a base monetária em moeda nacional contraiu 3,62% em Fevereiro deste ano, após queda de 0,07% em Janeiro passado.

De acordo com um comunicado do banco central, resultado da última reunião do Comité de Política Monetária (CPM), realizada na segunda e terça-feira, 17 e 18, a redução da base monetária em Fevereiro deste ano reflectiu-se na diminuição das notas e moedas em circulação e também nas Reservas Obrigatórias em Moeda Nacional, em 0,45% e 10,96%, respectivamente.

“A nível monetário, a base monetária em moeda nacional contraiu 3,62% em Fevereiro deste ano, após ter contraído 0,07% em Janeiro passado, levando a variação acumulada para 3,69%”, esclarece o BNA no referido comunicado.

Manuel Tiago Dias, que falou no final da reunião do Comité de Política Monetária, referiu que o stock de notas e moedas em poder público reduziu em 3,21%, em Fevereiro, e em 12,38%, em termos acumulados.

O stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 6,24 biliões de kwanzas em Fevereiro de 2025, representando um aumento de 3,47%, face ao mês de Janeiro e um aumento acumulado de 3,87%, ou seja, 232,77 mil milhões de kwanzas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados