Banco BAI vai oferecer a cada atleta da selecção de basquetebol o montante de 25 milhões kz pelo título do Afrobasket
O Banco Angolano de Investimentos (BAI) vai oferecer a cada jogador da selecção sénior masculina de basquetebol a quantia monetária de 25 milhões de kwanzas, como reconhecimento da conquista do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket 2025), que decorreu em Luanda e Namibe, do qual Angola se sagrou campeã pela 12.º vez.
O anúncio da iniciativa de premiar os jogadores angolanos foi feito pessoalmente pelo presidente do Conselho de Administração do BAI, Luís Lélis, durante uma live com o cantor e compositor angolano C4 Pedro, uma das presenças mais destacadas no Pavilhão Multiusos do Kilamba durante os jogos da selecção angolana, e um dos rostos institucionais daquele banco comercial.
“O BAI vai então oferecer a cada um dos atletas um montante de 25 milhões de kwanzas, e também vamos oferecer um montante a cada membro da equipa técnica. Portanto, os massagistas, treinadores, porque isto é um trabalho de equipa”, anunciou Luís Lélis, considerando ter havido um engajamento do conjunto para que a vitória sorrisse para todos.
Entretanto, o reconhecimento do Banco BAI vai além do expectável, uma vez que não vão ser apenas premiados os atletas que estiveram na actuar quadra de jogo do Afrobasket 2025. Um outro nome, que acabou por ser também destaque na final do campeonato africano da modalidade — apesar de não constar do grupo de trabalho —, não vai ser esquecido pela instituição bancária.
“Vamos também oferecer um prémio reconhecimento de carreira a alguém que é uma referência. É alguém que, coincidentemente, já está ligado ao Grupo BAI, que é o Carlos Morais, a quem vamos também oferecer um prémio de 15 milhões de kwanzas, por ele ter sido a grande referência nos últimos anos para os nossos campeões”, revelou o PCA do BAI.
O banqueiro, que considera ser o “prémio possível” da instituição que dirige, augurou que outras empresas, à sua dimensão, “consigam também fazer algo pelos nossos bravos campeões”.
Angola alcançou, no domingo, o seu 12.º título continental, ao vencer a sua congénere do Mali poe expressivos 70-43, terminando o campeonato de forma invicta, ao somar seis vitórias.
Angola, que viu o título fugir-lhe por 12 anos, volta a demonstrar a sua hegemonia no continente africano, alcançando também o feito do Egipto, o de vencer o campeonato africano de basquetebol por quatro vezes de forma invicta.