Isto É Notícia

BAI, BFA e BIC entre os maiores bancos do continente africano em 2025

Partilhar conteúdo

Três bancos angolanos fazem parte do grupo dos 100 maiores do continente africano em 2025. A informação vem espelhada na no ranking da revista pan-africana ‘African Business’, divulgada nesta semana.

De acordo com a classificação, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) consolida-se como o maior banco de Angola, ocupando a 42.ª posição no ranking africano e a 10.ª posição na África Austral. Sob liderança de Luís Lélis, o BAI subiu oito posições em relação a 2024, ano em que ocupava o 50.º lugar.

O Banco de Fomento Angola (BFA), presidido por Luís Gonçalves, surge a seguir — embora tenha registado uma quebra de nove posições —, saindo do 39.º lugar, em 2024, para o 48.º em 2025. A nível regional, ocupa a 11.ª posição na África Austral.

Por sua vez, o Banco Internacional de Crédito (BIC) desceu uma posição, saindo 53.ª, em 2024, para 54.º lugar em 2025. Liderado por Hugo Teles, o banco é o 14.º a nível da Região Austral.

Contexto continental

O Standard Bank, da África do Sul, mantém-se, de longe, como o maior banco do continente, com o seu capital de nível 1 significativamente à frente do segundo colocado, o Banco Nacional do Egipto, ao passo que, em terceiro lugar, figura o Attijariwafa Bank, de Marrocos.

Apesar da liderança sul-africana, as instituições financeiras do Norte de África dominam o panorama bancário continental, ocupando 42 das 100 primeiras posições. O Egipto lidera este grupo, seguido por Marrocos, com nove entradas e pela Argélia, com oito.

A revista ‘African Business’  considera o ‘capital de nível 1’ — a parte mais sólida do património de um banco —, reservas e lucros retidos como principais indicadores de solidez financeira, integrando também o volume de activos, com destaque para a carteira de empréstimos.

Os dados apresentados da publicação reportam os resultados financeiros mais recentes dos bancos, com valores convertidos para dólares norte-americanos para permitir comparações, lembrando que flutuações cambiais podem influenciar variações anuais destes mesmos rankings.

Contexto angolano

Conforme a metodologia de qualificação apresentada pela ‘African Business’, não era de se esperar resultado diferente no contexto angolano, já que, tal como foi publicado recentemente por este portal, o Banco Angolano de Investimento viu os seus lucros dispararem 278% para 189,4 mil milhões Kz (+139,2 mil milhões kz) apenas no primeiro semestre do ano.

A instituição foi responsável por empurrar o lucro da banca angolana para cima, ultrapassando, deste modo, o Banco de Fomento Angola (BFA), como a instituição financeira bancária mais lucrativa do mercado.

A ‘African Business’ é uma revista mensal de negócios pan-africana, sendo também acessível digitalmente em diversas plataformas, como sites e aplicativos. A publicação oferece relatórios de negócios, análises e entrevistas com personalidades do mundo empresarial, e também produz conteúdo digital como podcasts e webinars (seminários e apresentações).

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados