Azule Energy descobre gás offshore no primeiro poço angolano de exploração específica
A Azule Energy, uma parceria estratégica formada pela britânica British Petroleum (BP) e a italiana Eni, anunciou a descoberta de gás em seu primeiro poço de exploração específica na costa angolana, avançou a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) através de uma nota de imprensa.
A descoberta feita no poço Gajajeira-01, o primeiro dedicado à exploração de gás em Angola, localizado no Bloco 1/14, na Bacia do Baixo Congo, revela a presença de rochas contendo altos níveis de gás e as estimativas preliminares sugerem que o campo pode conter mais de um trilião de pés cúbicos de gás e até 100 milhões de barris de condensado associado.
Em comunicado conjunto, o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, expressou o feito sublinhando que a descoberta reforça a confiança de que a Bacia do Baixo Congo representa um alto grau de potencial energético.
“Este é um momento marcante para a exploração de gás em Angola. O poço Gajajeira-01 é a primeira exploração dedicada a gás no país, e seu sucesso reforça a nossa confiança no potencial da Bacia do Baixo Congo”, referiu.
O bloco tem como empreiteiros a Azule Energy (35%), a Equinor (30%), a estatal Sonangol E&P (25%) e a Acrep S.A. (10%).
O gás offshore refere-se ao gás natural extraído de reservatórios localizados no leito marinho, ou seja, em áreas oceânicas ou grandes corpos de água, longe da costa.